O perdão

Lembro de minhas aulas de religião no Adventista e do meu professor (Valdimiro Moreno) perguntando a turma se eles sabiam quanto era 70x7.
Lembro que ninguém respondeu e ele nos falou sobre perdoar 70x7 (Mateus 18:21-22)...
"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete".
Recentemente em uma conversa com uma menina no facebook, a gente conversava sobre o perdão (não me recordo quem era... porque conversei com várias pessoas sobre o mesmo tema no mesmo dia, mas cada um sobre uma perspectiva diferente: uma falava de seu namorado, outra de uma irmã, eu de um amigo...)... Se não estou enganada, ela me disse que como Cristã ela era capaz de perdoar até 70x7 (vou embolando as histórias, espero não fugir do objetivo proposto pelo desafio do face)... Achei muito bonito, mas será que realmente praticamos isso? Será que estamos dispostos a perdoar todos os nossos irmãos 70x7 ou o nosso perdão só se estende a um irmão mais próximo? A uma amiga? A um namorado? (estou colocando tudo como se falasse apenas de mulher, porém, meninos, não se sintam excluídos...).
Porque às vezes parece que amar o próximo como a ti mesmo funciona para todos apenas para o mais próximo. Poucos falam de amor a um mendigo, por exemplo.
Eu te amo se tornou banal, assim como o perdão...
Só serve para verem, mas não é posto em prática.
Algumas Bíblias falam do livro I coríntios, capítulo 13 como amor, e é dessa forma que ele é mais citado. Li uma vez, acho que foi no Evangelho segundo o espiritismo, a palavra CARIDADE sendo usada onde em muitas Bíblias está escrito amor.
Logo, amar não é simplesmente amar... É ser caridoso, respeitar... e perdoar! Por que não?
Por que distribuímos sentimentos ruins a toa, e o amor reservamos pra quem é próximo demais? Porque entendemos tão mal o "amar o próximo"?
Em um casamento comunitário que assisti esse ano na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, o Padre Flávio falou de amor Ágape (amor ao próximo), Philos (amizade) e Eros (amor romântico)... E as pessoas supervalorizam o Philos e o Eros, tanto que tratam Ágape como Philos... Quando Ágape é mais... Ágape mesmo! (acho que vocês entenderam... ¬¬).
Voltando ao Perdão!
Meus ouvidos doem quando ouço alguém dizer "eu perdoo, mas não esqueço"... Coloquei algo parecido numa prova sobre o mesmo tema. Lembro que minha redação foi linda e tirei até 10, mas ninguém concordou... 
Li agora a pouco, procurando uma imagem legal pra "PERDÃO" que desculpar é exatamente tirar a culpa... e não pra não se sentir culpado se a outra pessoa não esquece o seu erro... Pior, se a pessoa for de escorpião ela não apenas não vai esquecer como vai jogar tudo na tua cara sempre que der.
O certo é perdoar e esquecer... Se você não é capaz de esquecer, não diga que é um ser superior que tudo perdoa...
Perdão, como ensinou o Pai, é um ato de amor... Devemos perdoar e esquecer, pois é assim que Ele nos ensinou e não é apenas a sua imagem e semelhança que fomos criados, mas é assim que devemos viver.

“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores.”(Mateus 6:12)
Enfim, crianças... Eu sei que 70x7 é fácil quando há amor Philos e Eros, mas o perdão deve se estender ao amor Ágape. Não deveríamos fazer tanta diferença assim entre amores e pessoas... "pra esse eu dou meu perdão porque ele é da família, mas esse aqui nem a minha vida pertence...".
Mas devemos perdoar, perdoar sempre... tirar de nosso coração sentimentos ruins... trazer nossos inimigos pra nossa vida de boa! É, apresente sua vida a eles, todos os detalhes... deixe claro que você está disposto a recomeçar e recomece... Perdoe de verdade e esqueça erros passados. Dê nova chance sempre.
70x7 pode parecer dolorido, mas 70x7 é um ensinamento que Deus nos deu... É um ensinamento que devemos oferecer ao próximo sempre. Não é apenas errando que se aprende... Perdoe e ensine o outro como deve ser, como fazer certo.

Um beijo a todos e Feliz ano novo! Esqueça as mágoas e recomece!